Entre os trabalhos desenvolvidos, ou atualmente em desenvolvimento, pela JPQ selecionámos os seguintes:
PEDU - Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano
Em resposta ao desafio que foi colocado aos concelhos com núcleos urbanos de nível superior para a apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, a JPQ colaborou na preparação de várias candidaturas. Cada PEDU envolveu a preparação de um Plano de Ação para a Regeneração Urbana, um Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas e contributos para ao Plano de Mobilidade Urbana Sustentável. No seu conjunto, as candidaturas dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano em que participou a JPQ Consultores asseguraram para os respetivos Municípios projetos num montante de investimento superior a 60 milhões de Euros que irão ser concretizados nos próximos anos.
Desenvolvimento Local de Base Comunitário
DLBC Rural do Vale do Lima - ADRIL
A convite da ADRIL - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Lima, a JPQ Consultores apoiou e prestou assistência técnica no âmbito da animação e dinamização do processo de elaboração da macro estratégia da DLBC Rural do Vale do Lima que abrange os concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo A macro estratégia da DLBC Rural do Vale do Lima veio, posteriormente, a ser selecionada e a ADRIL convidada a apresentar a candidatura completa. Também nesta fase a JPQ Consultores apoiou tecnicamente a elaboração da candidatura.
DLBC Costeira - Litoral Norte da AMP
A JPQ Consultores apoiou e prestou assistência técnica no âmbito da animação e dinamização do processo de elaboração da macro estratégia da DLBC Costeira Litoral Norte da AMP que abrange as freguesias costeiras dos concelhos de Matosinhos, Póvoa de Varzim e Vila do Conde. A macro estratégia da DLBC Costeira Litoral Norte veio, posteriormente, a ser selecionada e convidada a AMP apresentar a candidatura completa. Também nesta fase a JPQ Consultores apoiou tecnicamente a elaboração da candidatura.
Planos Estratégicos - EUROPA 2020 - Preparação do Próximo Ciclo de Programação dos Fundos Estruturais 2014/2020
Plano Estratégico de Base Territorial da Área Metropolitana do Porto - AMP 2020
No âmbito da preparação do próximo ciclo de programação dos fundos estruturais, a Área Metropolitana do Porto lançou um exercício e reflexão estratégica tendo em vista a elaboração do Plano Estratégico de Base Territorial - AMP 2020. A JPQ Consultores foi a empresa escolhida pela AMP para apoiar o processo de elaboração da estratégia de desenvolvimento para o território da AMP no horizonte temporal 2020. Para o efeito, a JPQ Consultores constituiu uma equipa pluridisciplinar de especialistas nas áreas da competitividade empresarial e internacionalização, do ambiente e sustentabilidade, do planeamento e desenvolvimento regional, da mobilidade e transportes, da educação / qualificação e da inclusão social. Prevê-se que este trabalho esteja concluído ainda durante o primeiro semestre de 2014.
Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região Viseu Dão Lafões
A tarefa de elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial da Região de Viseu Dão Lafões, enquanto instrumento de planeamento do desenvolvimento que irá enquadrar a aplicação dos fundos estruturais na NUT III Viseu Dão Lafões, foi atribuída à JPQ Consultores. Trata-se de um processo que se irá traduzir na definição de uma estratégia subregional e na sua operacionalização através de um programa de ação susceptível de ser financiado através dos fundos estruturais europeus.
Dinamização da Participação do Processo de Preparação do Próximo Ciclo de Programação dos Fundos Estruturais A Comunidade Intermunicipal do Vale do Cávado adjudicou à JPQ Consultores a prestação de um conjunto de serviços que visam assegurar a organização dinamização do processo de auscultação e estímulo à participação, no âmbito da construção do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial - Cávado 2020 que beneficiará de financiamento através dos fundos estruturais, e visa promover a concertação estratégica e operacional entre parceiros, públicos e privados.
Turismo & Rotas Turísticas
Plano de Desenvolvimento Turístico do Minho - Estratégia de Especialização Inteligente para o Território de Baixa Densidade do Minho A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima – CIM Alto Minho – adjudicou à JPQ Consultores a prestação de serviços para a Elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico do Minho (Estratégia de Especialização Inteligente para a Baixa Densidade) com o objetivo de desencadear um processo de reflexão participado que permita definir uma estratégia para o Minho de baixa densidade, no próximo quadro de fundos estruturais de 2014/2020, bem como a elaboração de um road map para a implementação e materialização da referida estratégia.
Rota dos Vinhos do Dão A Comissão Vitivinícola Regional do Dão contratou a JPQ Consultores para prestar serviços de Assistência Técnica no âmbito da Conceção, Implementação e Avaliação da Rota dos Vinhos do Dão. Num contexto em que o Enoturismo, apesar das potencialidades, continua subexplorado em Portugal, este trabalho tem por objetivo concretizar a oportunidade que constituiu o Turismo para a dinamização, valorização e sustentação do negócio dos vinhos na região do Dão.
Rota do Património Mundial Douro / Duero A JPQ Consultores foi encarregue pela Fundação Hispano-Portuguesa Rei D. Afonso Henriques de elaborar, conceber e executar a candidatura e projeto de Promoção da Rota do Património do Douro/Duero. Traduz-se essencialmente na elaboração de um Plano de Marketing e no acompanhamento da sua execução na rota turística da Fundação Rei Afonso Henriques que abrange 11 locais classificados como Património da Humanidade existentes ao longo da região da Bacia do Douro e a extensão Siega Verde.
MINHO IN - Estratégia de Eficiência Coletiva As Comunidades Intermunicipais do Minho-Lima, Ave e Cávado, com o objetivo de desenvolver o Minho Rural, em parceria e em estreita articulação com parceiros públicos e privados, submeteram uma candidatura - o Minho IN - ao PROVERE - Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos, do QREN. Nesta Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) focada em quatro áreas - ambiente, turismo, agroalimentar e cultura/património – foram definidos nove projetos-âncora, que visam contribuir para o aumento da atratividade e competitividade do território, através da valorização económica dos seus recursos endógenos. no âmbito de uma Estratégia de Eficiência Coletiva designada por MINHO IN contratualizaram com a JPQ Consultores o serviço de assistência técnica para o desenvolvimento de um projeto de valorização do potencial dos seus territórios de baixa densidade, projetando-se um conjunto de redes empresariais, institucionais e temáticas.
Desenvolvimento Rural & Zonas Costeira
Avaliação dos Resultados PRODER Eixo 3 - Vale do Lima De olhos postos no próximo quadro comunitário de fundos estruturais que se aproxima, a JPQ Consultores desenvolveu uma metodologia de avaliação do Eixo 3 do PRODER, tendo como objetivo conhecer os impactos resultantes da ação da ADRIL no respetivo território de intervenção, durante a vigência do Programa de Desenvolvimento Rural 2007-2013.
Rede Rural Criativa Partindo do reconhecimento do potencial que as atividades culturais e criativas encerram em meio rural, nove associações de desenvolvimento local da região norte de Portugal, constituíram uma parceria e submeteram uma candidatura no âmbito do Programa da Rede Rural Nacional denominada Rural Criativa.
A JPQ Consultores acompanhou todo o programa de candidatura e sua execução com o principal propósito de estimular o empreendedorismo e competitividade da economia rural a partir do setor emergente como são as indústrias culturais e criativas, através de um trabalho de capacitação da rede.
GAC Litoral Norte O Grupo de Ação Costeira do Litoral Norte, designado por GAC Alto Minho, foi criado ao abrigo do PROMAR – Programa Operacional da Pesca 2007-2013, para, através de parcerias público-privadas locais, apoiar e desenvolver projetos que beneficiem as comunidades locais, tendo em vista sobretudo a valorização das comunidades piscatórias e o desenvolvimento sustentável da atividade e das zonas de pesca do Litoral Norte
Cultura e Indústrias Criativas
Jazz Composer's Forum O Jazz Composers Forum, projeto da Orquestra de Jazz de Matosinhos, teve por objetivo central a realização de um evento internacional e intercontinental sustentado na produção artística e cultural da região norte, na área musical do Jazz.Concretizou-senum ciclo de 8 concertos centrados em 8 criadores contemporâneos de música para orquestra de jazz, confrontando as personalidades musicais de 4 americanos e 4 europeus. Competiu à JPQ Consultores, o papel de monitorização e execução de toda a candidatura e a avaliação dos respetivos impactes no território.
CARA - Centro de alto Rendimento Artístico A Associação Orquestra de Jazz de Matosinhos adjudicou à JPQ Consultores os serviços de assessoria técnica na implementação e execução das diversas ações que integram o projeto CARA. Esta candidatura teve por objetivo iniciar um processo de cooperação internacional associado ao projeto de desenvolvimento de um Centro de Alto Rendimento Artístico – CARA
Festival de Paredes de Coura
Festival Internacional de Polifonia Portuguesa A Fundação Cupertino Miranda organizou o II Festival Internacional de Polifonia Portuguesa, com a participação da Cappella Musica Cupertino Miranda e do organista Ludger Lohmann. Este festival passou por 12 espaços religiosos barrocos do Norte de Portugal e da Galiza. O Barroco e a Polifonia representam dois dos momentos mais altos da criação em Portugal e, com este Festival, celebrou-se a criação artística que os grandes músicos da Polifonia, e os grandes artistas do Barroco deram a Portugal e ao mundo. A JPQ Consultores apoiou a submissão da candidatura do II Festival Internacional de Polifonia Portuguesa ao ON.2 O Novo Norte.
Festival Primavera Sound
Bienal de Arte de Cerveira e Incubadora de Indústrias Criativas A Fundação Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira contratou a JPQ Consultores para a elaboração de um estudo de avaliação dos impactes da 16ª Exposição de Arte. A Incubadora de Indústrias Criativas da Fundação Bienal de Cerveira tem por objetivo a promoção e acompanhamento de projetos e empresas criativas e inovadoras na sua fase embrionária e de start-up. Esta iniciativa da Fundação é encarada como uma consequência natural do processo de consolidação da Bienal de Cerveira, enquanto instrumento capaz de potenciar o impacto económico, em termos de criação de valor e emprego, da criatividade e cultura.
Regeneração Urbana - QREN
Centro Sentido - Penafiel A candidatura do projeto de Regeneração Urbana às Parcerias para a Regeneração Urbana, no âmbito do ON.2 o Novo Norte, da Câmara Municipal de Penafiel, denominada Centro Sentido - Penafiel, foi elaborada pela JPQ Consultores. Este projeto traduziu-se
essencialmente na reabilitação do centro histórico da cidade de Penafiel, com o
objetivo de introduzir melhorias nas acessibilidades, proceder à reorganização
dos locais de estacionamento e introduzir nova iluminação pública. A
recuperação de determinados edifícios no centro histórico, assim como a
dinamização cultural e turística do centro da cidade, foram vertentes fundamentais
neste projeto para concretizar o objetivo de aumentar a qualidade de vida e a
atratividade turística para a cidade de Penafiel.
URBIS - Esposende A JPQ Consultores assessorou tecnicamente o desenvolvimento do Programa de Acção URBI – Esposende - Parceria para a Regeneração Urbana. O URBI Esposende integra 16 projectos e contém cinco eixos prioritários de intervenção, designadamente a qualificação do espaço público e valorização ambiental, reordenamento do espaço urbano, intervenção social, intervenção cultural e dinamização da parceria local, sendo que a área de intervenção se centra na cidade de Esposende, designadamente nas freguesias de Marinhas e Esposende.
Centro Urbano de Arcos de Valdevez A JPQ Consultores foi encarregue pelo município de Arcos de Valdevez de desenvolver e acompanhar a execução do projeto de regeneração urbana do centro urbano de Arcos de Valdevez. Este projeto teve como objetivos primordiais os seguintes: Reforçar a atratividade do centro urbano através da requalificação, preservação e valorização do Núcleo Histórico de S. Paio favorecendo a sua articulação com o Centro Histórico localizado na margem direita do Rio Vez, enquanto espaços de excelência urbana; Estimular a revitalização económica através da potenciação da vocação turística e de lazer do Núcleo Histórico de S. Paio; Qualificar o ambiente urbano e por essa via os fatores determinantes da qualidade de vida da população.
ARU de Arcos de Valdevez Mais recentemente a JPQ Consultores elaborou o estudo de base para a delimitação da área de Reabilitação Urbana de arcos de Valdevez.
Ambiente & Natureza
Sistema de Recolha e Tratamento de Águas Residuais de Tondela A Câmara Municipal de Tondela adjudicou à JPQ Consultores a conceção e execução do processo de candidatura da operação Rede de Recolha e Tratamento de águas Residuais ao POVT - Programa Operacional de Valorização do Território, que previa a realização de um conjunto de investimentos do sistema de saneamento de águas residuais, com o objetivo de completar ligações em falta e viabilizar investimentos já realizados.